Núcleo espírita de Ação Solidária Irmão Faria

História

 

BREVE HISTÓRIA

O “Núcleo Espírita de Ação Solidária Irmão Faria” surgiu do interesse de um grupo de pessoas da cidade de São Paulo, na década de 90, em criar moradias provisórias / casas de convivência, para abrigar moradores de rua.

O Grupo saía de um refeitório gentilmente cedido nas noites de sextas-feiras pela Casa Transitória Fabiano de Cristo, da Vila Maria, para levar lanches, agasalhos, cobertores no inverno, orações e pequenos atendimentos farmacêuticos à população de rua da cidade.

Os primeiros participantes desse grupo vieram do Centro Espírita Irmão Faria. Daí o seu nome.

Em 24 de dezembro de 1999, véspera de Natal, foi inaugurada a atual sede, na Rua dos Estudantes, nº 486, São Paulo, com o pernoite do primeiro morador de rua, de nome Rosalvo, também conhecido como Índio, um bóia-fria paranaense que há anos residia nas ruas da capital paulista.

Em 2001 foi incorporada ao imóvel a casa ao lado, contígua, de nº 492, passando o número de assistidos de 3, além de um caseiro, para 7.

Em 10 de outubro de 2003, um amigo, colaborador desde a sua fundação, adquiriu para o Núcleo o imóvel da atual sede.

Uma das características iniciais do Núcleo foi um caráter não religioso aos seus assistidos, embora sempre tenha sido prestado o ensinamento moral cristão, desde a inauguração da casa, com uma leitura do Evengelho Segundo o Espíritismo para os residentes (Evangelho no Lar) no início das noites de quarta-feira.

A partir de 20 de outubro de 2010, a Associação, além de prestadora dos Serviços de Assistência Social, através de uma reforma estatutária, passou a ser também uma Entidade Espírita, atendendo à comunidade nas Reuniões Espíritas abertas ao público nas noites de quarta-feira.

Em 2011 a casa, centenária, foi reforçada, reformada e ampliada, e a sua capacidade aumentada para 16 leitos.

 

NÚCLEO ESPÍRITA DE AÇÃO SOLIDÁRIA IRMÃO FARIA
Rua dos Estudantes, 486 - CEP: 01505-000 - Fone/Fax: (11) 3208-1290
Liberdade - São Paulo / SP
www.nasif.com.br